sexta-feira, 24 de outubro de 2014


Normas:



NBR 9050/2004: aquele que visa atender à maior gama de variações possíveis das características antropométricas e sensoriais da população.



Decreto Federal 5.296/2004: concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade.

Desenho Universal

O conceito de “Desenho Universal”, criado por uma comissão em Washington (EUA) no ano de 1963, inicialmente foi chamado de “Desenho Livre de Barreiras” por se voltar a eliminação de barreiras arquitetônicas nos projetos em geral.
Hoje, tem como objetivo considerar não só o projeto mas principalmente a diversidade humana, de forma a respeitar as diferenças existentes e a garantir acessibilidade a todos os componentes dos ambientes.


O que é o Desenho Universal?


É a criação de ambientes e produtos que possam ser usados por todas as Pessoas.









Acessibilidade


Um dia você também pode precisar !!!

"Se o lugar não está pronto para receber todas as pessoas, o lugar é deficiente"

Arq. Thais Frota

Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.
(ABNT NBR 9050:2004)



Ações ligadas à integração e qualificação da circulação, essenciais para garantir melhores condições de deslocamento de pessoas e mercadorias.
ANTP:2004









Arquitetura para aprender conceitos

A escola contemporânea é o ponto de encontro dos jovens e destes com a cidadania. Na nova escola estamos preocupados não só com o conhecimento, mas com a construção de uma Cultura.
Novas tecnologias estão revolucionando os processos de transferência do conhecimento. O acúmulo de conhecimento não é mais lento e penoso e sim instantâneo e abrangente. É preciso ficar atento aos processos de globalização, a internet, etc.
A sala de aula irá mudar radicalmente nos próximos anos, tanto quanto já mudaram as relações de trabalho, emprego e trocas. A boa arquitetura e a boa escola transcendem ideologias, governos, e deixam gravado nos nossos corações, o lugar, as suas proporções, seus cheiros e a saudade dos momentos agradáveis ali vividos.
A escola é um importante ponto de encontro e local de construção de sólidas relações sociais, que duram a vida toda, esses colegas de infância nos acompanharão pela vida construindo também o País.

Arquiteto Paulo Sophia